6

Molho de Tomates da Karina - Um clássico.


Esse é um dos clássicos da cozinha da Karina, não é um prato mas é um complemento essencial para o sucesso de diversas receitas. Tão famoso que diversas pessoas que provaram solicitaram que postássemos o “molho de tomates da Karina”. Além de ser fácil, ele dará vida a pratos de massa e várias outras receitas que ainda postaremos aqui.
Como uma boa descendente italiana, a Karina faz o melhor molho de tomates que já comi. Sempre ouvia ela dizer que molho em lata não entrava na cozinha dela. E na época, eu pensava: “Lá na república é só o que tem”. Mas quando eu provei o molho puro de tomates entendi o porque, e hoje eu também não consigo gostar de molhos enlatados.
Segundo quem cozinha aqui, os melhores tomates para molho são os pequenos de forma alongada (tipo italiano), mas na ausência desse tipo podemos escolher outra variedade, porém eles devem estar no pico da maturação, ou seja, devem estar maduros, com a cor vermelha profunda , a carne firme e a pele lisa. Nada de escolher aqueles mais esverdeados e durinhos, estes ficam bons em saladas.
Sempre que puder prefira tomates orgânicos.

Ingredientes:
2kg de tomates maduros
2 cebolas grandes picadinhas
3 dentes de alho picadinhos
Folhas de manjericão
8 colheres de azeite de boa qualidade 
Sal a gosto

Preparo:
Lave os tomates muito bem em água corrente. Retire as cascas e corte em cubos pequenos. O ideal é retirar as sementes também.
 Em uma panela aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Em seguida adicione os tomates e deixe cozinhar em fogo brando. Os tomates vão soltar toda a sua água, e isso é exatamente o que queremos. Deixe evaporar toda essa água, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela.
O tempo de fogo vai depender de como você quer seu molho, se quiser mais fresco, assim que secar a água seu molho estará pronto. Mas se quiser um molho mais concentrado e apurado, deixe - o em fogo brando por mais uma hora ou até duas, e toda vez que estiver pegando no fundo da panela adicione mais azeite.
Ao final do processo adicione sal a gosto e folhas de manjericão.
Você pode congelar, e sempre ter um molho saboroso prontinho para utilizar.

Dicas:
* Retire a casca dos tomates com uma faca ou um descascador, mas nunca em água quente, com isso você perde a textura dos tomates e também o sabor.
* Nunca adicione água no seu molho, o que queremos é exatamente o contrário, é retirar a água e não colocar mais.
* Nunca bata os tomates em um liquidificador o ideal é deixarmos os tomates desmancharem na panela.

6 comentários:

Daniela Lopes disse...

Oba!! Eu estava esperando por esta receita! Bjos

Edinho e Karina disse...

Mais uma receita p vc fazer Dani!!!
Bjos e continue assim....

Micheli disse...

Confesso que até hoje só comia molho de tomates em lata, agora eu vou arriscar esse...


kk

Muito bom seu blog

Micheli

Edinho e Karina disse...

Você não vai se arrepender Micheli, garanto que depois que provar não vai mais comprar molho enlatado.rsrsrs
Visitei seu blog, muito bom tb
Um abraço

Daniela Lopes disse...

Ebaaa!! Mais uma receita que eu consegui fazer, hehehe. É bem fácil, e as dicas fizeram a diferença. Se você não as tivesse colocado com toda a certeza eu tiraria a pele do tomate com água quente e colocaria água no molho. Estou virando Améliaaaa.
Bjos

Edinho e Karina disse...

Eeeee Dani vc ta ótima mesmo hein?!! Foi uma pena que não pude ir lá para conferir...rsrsrs
Que bom as dicas ajudaram, isso faz toda a diferença no molho.
Bjos