1

Bruschetta de Alcachofra com Queijo Roquefort e Pecorino

Bruschetta de alcachofra com roquefort e pecorino
Semana passada aconteceu a FEINCO em São Paulo, a mais importante feira de ovinos e caprinos do ano. Aproveitando o clima, essa semana vamos publicar algumas receitas de produtos ovinos, e hoje o assunto é queijo.
Trabalhamos na exposição a semana toda e entre trabalho, reuniões e negócios, compramos vários queijos de leite de ovelha, tal como no ano passado, se lembram da receita das saladas com queijo feta (clique para lembrar). 
Os queijos de ovelha são reconhecidos como os mais finos do mundo. Os altos índices de gordura e proteínas contidos no leite da espécie, que proporciona condições ideais para a confecção dos queijos. Dois dos mais conhecidos queijos de leite de ovelha são os nossos protagonistas de hoje, o Roquefort e o Pecorino.
O Roquefort é um queijo mofado de origem francesa. Segundo a lenda o queijo foi descoberto por uma menina que abandonou um pedaço de queijo em uma das cavernas da região, e quando voltou dois meses depois ele estava mofado, causado pelo fungo Penicillium roqueforti. A menina provou e gostou do sabor marcante do queijo, a partir daí  muitas queijarias começaram a curtir a iguaria nessas cavernas. Nossa outra estrela de hoje é o queijo Pecorino, este é de origem italiana, este tipo de queijo é feito em varias regiões do país da bota. A nome do queijo, vem de Pecora que significa ovelha em italiano. Existem várias denominações de origem, o mais conhecido é o Pecorino Romano, feito na região de Roma.
Ambos os queijos que a Karina usou são brasileiros portanto são "tipo" Roquefort e "tipo" Pecorino (inclusive denominado Pecorino da Mantiqueira), mas o sabor não fica devendo nada aos originarios do velho continente.
Para unir os sabores de ambos os queijos nada melhor que uma Bruschetta.
A Bruschetta é um antepasto italiano, originario do século XV, que leva um pão tostado com alho, azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta. Há muitas variações dos recheios, o mais comum é com tomate, mozzarella e majericão, mas para as bruschettas não há limites para a imaginação e nossa receita ficou sensacional.


Bruschettas e os queijos

Ingredientes:

8 fatias de Pão italiano,
1 dente de alho,
Azeite de oliva extra virgem, quanto baste,
200g de fundo de alcachofras em conserva picadas,
100 g de queijo roquefort,
30 g de queijo pecorino ralado.


Preparo:

Esfregue o dente de alho, cortado ao meio, nas fatias de pão e regue-as com o azeite de oliva extra virgem. Leve-as ao forno pré aquecido a 200 graus, por 5 minutos ou até estarem levemente douradas.
Misture as alcachofras picadas com o queijo Roquefort, coloque o recheio sobre os pães, cubra com Pecorino ralado. Volte as bruschettas ao forno até que estejam completemente douradas e o queijo derretido.
Sirva-as imediatamente.










1 comentários:

De Cordeiro disse...

Muito legal o seu blog, parabéns! Convido você e teus seguidores a conhecer o Mirepoix, estamos com um ótimo sorteio (todo mês temos novidades e parcerias legais!) de uma tábua em parceria com a Artmill e estão todos convidados! https://www.facebook.com/BlogMirepoix