2

Voltamos.... Que tal uma Focaccia e uma salada crocante de abobrinhas.




Focaccia com Salada Crocante de Abobrinhas e Mussarela de Búfala.

 
Sumimos, mas não foi para sempre e já estavamos com saudades. Desde março que não postavamos nada. Nosso primeiro semestre foi de muita correria, preparando a chegada do nosso Bento, além de muito trabalho. E os primeiros meses do nosso pequeno foram dedicados a ele. A Karina continuou cozinhando, afinal, comer bem é fundamental e, claro, armazenamos algumas receitas para postar para vocês. Mas para retomar nosso blog duas receitas fresquinhas, feitas hoje (24/11/2012) mesmo, com um sotaque italiano: Focaccia e salada crocante de abobrinha.
As duas receitas foram vistas em programas na TV. A focaccia a Karina viu no programa da Rita Lobo, Cozinha Prática, e a salada eu assisti no programa do Jamie Oliver, ambos no GNT. As receitas desse post foram feitas por mim. Então vamos mudar o nome do blog (temporariamente) para Eu cozinho e conto.
Então chega de conversa fiada e vamos as receitas:

Focaccia

A Focaccia era conhecida na Roma Antiga como panis focacius e era assado no "assoalho"dos fornos a lenha, dai o seu nome derivado do latin focus, que significa "local para assar".  A receita tradicional desse pão é a massa com azeite de oliva, sal e ervas e é essa que vamos fazer. Então vamos meter a mão na massa!

Ingredientes:
Fermento
1 ½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de farinha de trigo
15g (ou 1 tablete) de fermento biológico
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de azeite
Pão 2  ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal

Cobertura e montagem: 1 ramo de alecrim
Sal grosso moido na hora, o quanto baste
Azeite de oliva, o quanto baste


Fazendo o fermento:
Amorne 1 ½ xícara (chá) de água, mas não deixe ferver, para o calor não matar o fermento, aí já era teu pão.  Numa tigela, misture o fermento com o mel, até a mistura ficar homogenêa, uma dica legal que a Rita Lobo falou no programa: Untar com azeite a colher da medida do mel, assim ele não gruda. Junte a metade da água e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e regue com o restante da água e o azeite. Mexa bem até que a mistura fique lisa. Tampe (com um prato) e deixe descansar por 30 minutos.

Fazendo o pão:
Numa tigela grande, misture a farinha e o sal. Junte o fermento e misture bem, com as mãos, até a massa ficar lisa. Nesse ponto, ela fica bem mole e grudenta. Passe a massa para uma superfície bem enfarinhada, mas bem mesmo, e sove por mais ou menos 10 minutos, enfarinhando sempre, até dar o ponto, que é quando a massa desgruda das mãos. Unte a tigela com um pouco azeite e volte a massa para descansar e crescer por 1 hora. Cubra com um pano de prato limpo e úmido.

Cobrindo, montando e assando: 

Ligue o forno a 180ºC (temperatura média), para pré aquecer. Unte uma assadeira com azeite, veja bem o tamanho da assadeira a massa cresce bastante. Passe a massa com cuidado para a assadeira, virando a tigela, embora não pareça a massa está mole.  Unte as pontas dos dedos com azeite e vá fazendo furinhos na massa ao mesmo tempo que espalha ligeiramente na assadeira, fazendo um formato ovalado. Não aperte demais para não tirar o ar da massa, ele tem que ficar lá dentro para não perder a textura. Não cubra todo o fundo da assadeira. Coloque os raminhos (pontinha dos galhos) uniformemente na massa e regue com azeite. Para o alecrim não torrar no forno, passe um pouco de azeite, com os dedos, direto nos raminhos. Moa o sal grosso por toda a superficie. Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.
Focaccia

Sirva logo após sair do forno, o azeite sobre a massa dá uma crocância fantástica!!!
Na receita original que você pode ver clicando aqui, ela acompanha com uma tapenade de azeitonas. Mas uma receita não seria "Ela cozinha, eu conto" se seguissemos tudo a risca (como não fizemos na Focaccia). Então modificamos o acompanhamento e la vai, uma salada super simples, saborosa e refrescante.

Salada Crocante de abobrinhas com mussarela de búfala

Salada Crocante de Abobrinhas e Mussarela de Búfala

Ingredientes:4 ramos de hortelã
1 pimenta dedo de moça
Sal e pimenta-do-reino
1 limão
Azeite de oliva
Abobrinhas com pescoço, prefira umas mais branquinhas
1 pote de mussarela de búfala

Fazendo a salada:
Retire as folhas dos ramos de hortelã, enrole-as como um charuto e corte em fatias finas. Espalhe tudo em uma travessa. Retire o cabo da pimenta dedo de moça, corte-a ao meio e remova suas sementes, em seguida, corte em pequenos cubos e junte com a hortelã, formando uma cama. Corte as abobrinhas, com um descascador de legumes, no sentido do comprimento assim você terá fatias longas e finas. Coloque as sobre a cama de pimenta e hortelã, tempere com sal, pimenta do reino, o suco do limão e o azeite de oliva. Mexa bastante. Para não perder a crocância das aborinhas coloque o limão momentos antes de servir.
Bom apetite!!!

 Clique aqui para ver a receita original do chef Jamie Oliver.

Agora é só se deliciar com essas duas receitas fresquinhas.




Esse é o nosso Bento! Logo logo provando nossas receitas, por enquanto só o leite da mamãe!


2 comentários:

Naná disse...

Quero fazer a receita mas o Bento tem que vir junto! Delicia de massa.



Sara disse...

É muito bom ter comida caseira, especialmente se for para dar aos nossos filhos Espero que em algum momento nós temos a chance de comer isso em casa ou em restaurantes em sao paulo