6

Spaghetti com tinta de lula e frutos do mar.


Não bastou a surpresa que a Karina me fez no sábado para comemorar o dia dos namorados. No domingo, também teve um almoço bem especial. Acordamos e decidimos que não nos aventurariamos em restaurantes da cidade, que por conta da data, certamente estariam cheios. 
 Fomos pra cozinha e a história se repete. Aqui ela cozinha, eu conto; lá ela cozinha e eu faço qualquer coisa, mas fico lá acompanhando. Fizemos um balanço do jantar do dia anterior e só havia sobrado um pouco do creme azedo, pessoal o creme não estava estragado, é creme azedo mesmo, vejam o post do jantar. Para não falar que não fiz nada, abri um vinho. Decidimos o menu e mãos a obra.
O prato do dia foi um Spaghetti com tinta de lula e frutos do mar. Será que alguém consegue imaginar o que foi isso. Confesso que dá vontade de escrever: "Sem comentários", mas vou comentar. 
Sensacional, o prato como era de se esperar ficou maravilhoso. A combinação de mexilhões, camarões e a massa de tinta de lula e o molho bem leve de creme azedo, foram o complemento que precisavamos para encerrarmos com chave de ouro nosso final de semana.
Claro que o vinho nos acompanhou, na medida certa, até o fim de nosso almoço. Foi um final de semana fantástico e inesquecível. Dá vontade de começar tudo de novo amanhã.

Ingredientes:

½ pacote de massa com tinta de lula
16 mexilhões limpos e sem casca
16 camarões rosa
2 dentes de alho picadinhos
½ cebola picadinha
Suco de 1 limão tahiti
200ml de creme azedo
100ml de vinho branco
6 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta moídos na hora a gosto
Salsinha picadinha

Aqueça a água para cozinhar o macarrão, o tempo de cozimento varia de acordo as instruções do fabricante.
Tempere os camarões com limão, 1 dente de alho, sal e pimenta moídos na hora, deixe marinar por 20 minutos.
Enquanto isso frite a cebola e o outro dente de alho até que estejam dourados, salteie os mexilhões por alguns minutos, adicione o vinho banco e deixe cozinhando por 5 minutos, para que o vinho evapore um pouco.
Escorra os camarões da marinada  e em outra panela saltei - os até que mudem de cor, é bem rápido.
Adicione os camarões aos mariscos e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione o creme azedo e mexa bem.
Escorra o macarrão e misture o molho, sirva imediatamente com salsinha salpicadas.

OBS: Eu usei mexilhões limpos e pré cozidos.


DICA: Caso não tenha tempo para fazer o creme azedo substitua por creme de leite fresco.

6 comentários:

Cozinha Perfumada disse...

Oi Edinho e Karina !! Lindo blog!! Adorei esse spaghetti com tinta de lula, ficou lindo!! Confesso que nunca tentei fazer isso mas fiquei inspirada pela idéia de vocês! Também fui para cozinha no dia dos namorados... tudo muito lotado né! rs Já estou seguindo vocês!
Abraços, Tereza

Edinho e Karina disse...

Olá Tereza, que bom que gostou do blog. Adorei o seu prato do dia dos namorados tb!!!
Bjos
Karina

Ká Felicio e Má Felício disse...

Édinho essa Karina tá te mimando demais hein!!! rrsrs Um prato mais maravilhoso que outro!!! Parabéns queridos. Bjs

Edinho e Karina disse...

É mesmo gente, ta ficando mimado de mais...rsrsrsr
Obrigada pelo carinho sempre
Ainda estou esperando vcs aqui viu?!
Bjos

cronicas gulosas disse...

Primeira vez no blog e deparo com este prato lindo. Nunca tinha feito isto com creme azedo, parece uma ótima idéia - assim como a idéia do blog, um faz e o outro conta, adorei. Forte abraço!

Edinho e Karina disse...

Obrigada pela visita!
Não conheciamos seu blog, gostamos muito do estilo, é uma forma muito legal de falar de cozinha.
Bjos