2

Glossário Culinário - Gourmandisme

Oi pessoal eu vou me intrometer aqui nesse blog. Hoje eu vou contar uma coisa para vocês. Não é uma história de minhas receitas, essas o Edinho vai continuar contando.
Vou falar de uma dica muito legal que encontrei na internet. Navegando em busca de novas idéias, descobri um blog muito bacana de culinária o Gourmandisme.
Adorei as receitas, a maneira como é escrito, as fotos, enfim um blog bem legal de se acompanhar!!
O que achei muito legal foi o glossário que a  Bruna dona do blog fez. Nele a gente encontra várias expressões muito comuns do mundo da culinária e conhece-las ajuda muito a entender o preparo correto das receitas. 
Entrei em contato com a Bruna e pedi permissão para publicar o glossário dela aqui no Ela cozinha, Eu conto. Espero que gostem.  
Agora deixa eu terminar esse post, antes que o Edinho comece a mexer nas minhas panelas.


Banho-maria - Aquecer ou cozinhar lentamente um alimento, colocando o recipiente em que este se encontra dentro de outro com água e levando-o ao fogo ou ao forno. Ex.: pudim de leite.

Caramelizar - Derreter o açúcar no fogo até obter uma calda escura e grossa. Também significa cobrir o fundo e as bordas de um recipiente com essa calda. Ex.: maçãs carameladas.

Clarificar - Clarear um líquido turvo por filtração ou adição de albumina. Ex.: algumas sopas.

Confit - Modo de cozimento lento de carnes, sobretudo de aves, na própria gordura. É também aplicado a legumes ou frutas, utilizando-se bebida alcoólica, açúcar ou vinagre. Ex.: confit de pato.

Deglaçar - Dissolver em um líquido (água, vinho, caldo) os sucos de alimentos caramelizados no fundo da panela, a fim de fazer um molho. Ex.: carnes. 

Empanar - Passar o alimento na farinha de trigo e no ovo. Ex.: filé de frango empanado.

Emulsionar - Provocar a mistura de um líquido com outro, pelo batimento com força e em velocidade rápida. Ex.: maionese.

Flambar - Regar uma preparação com álcool previamente quente ou aquecido. Ex.: bananas ao rum.

Marinar - Mergulhar o alimento durante determinado tempo (minutos, horas ou dias) em um líquido aromatizado, a fim de temperá-lo. Ex.: frango marinado.

Reduzir - Fazer ferver um molho, caldo ou suco visando diminuir seu volume. Tem como objetivo engrossar o molho, concentrar os sabores e evaporar o álcool. Ex.: risoto.

Saltear - O processo de saltear alimentos consiste na utilização de pouca gordura, fogo forte e movimentos de vai-e-vem, que sacodem os alimentos na frigideira (sautese) para que ganhe coloração por igual e fiquem crocantes. O processo de saltear é sempre rápido. Em resumo, ao saltear os alimentos deve-se fazê-lo com rapidez e usar pouca gordura em uma frigideira já bem quente.

Selar - Dourar rapidamente e em alta temperatura um alimento para que os poros se fechem e o suco seja mantido no interior. Ex.: filé mignon.

Suar - Aquecer os legumes com um pouco de gordura vegetal ou animal e mexer ao mesmo tempo, para diminuir o excedente de água e concentrar os sucos. Ex.: comum com cenouras.

Tornear - Técnica usada para cortes de legumes, uniformizando e padronizando o tamanho e espessura. Ex.: batatas torneadas.

2 comentários:

Bruna do Gourmandisme disse...

Querida Karina, adorei seu post com o glossário do Gourmandisme, fiquei feliz que tenhas gostado do conteúdo e espero que ajude também aos seus leitores. Apareça sempre por lá, pq eu estou sempre espiando aqui!
Beijos

Edinho e Karina disse...

Obrigada Bruna, acho que será muito útil p meus leitores.
Pode ter certeza que sempre estou passando no seu blog.
Bjos p vc
Karina