4

Sopa de ervilha de Altamura – Uma receita aprovada pelo Jamie Oliver.


Quem gosta de culinária e cozinha conhece o Jamie Oliver. Pra quem não o conhece, ele é aquele chefe inglês meio maluco que passa no GNT. Há muito tempo acompanhamos as receitas do Jamie e até eu me tornei fã, por que para gostar dele não precisa ser bom na cozinha, basta gostar de comer. A familiaridade e a agilidade dele na cozinha fazem qualquer um ficar boquiaberto com as receitas. Ah, não preciso nem falar quem é fã número 1 do chef.  Ano passado a Karina ganhou, da Gra e do Leo (o casal do Limão Siciliano, lembram?), um dos livros do Jamie Oliver “A Itália de Jamie”, o livro é incrível e relata uma incursão do chefe inglês pelo país da bota e lá desvenda os segredos da abastada culinária italiana, a bordo de uma Kombi Azul. Imagine se ela gostou? O chefe preferido na Itália, contando em detalhes como é a cozinha de lá. Vamos pra cozinha agora!
Aproveitando embalo do clima frio, e agora em Uberaba, está perto dos 10oC (um recorde), seguiremos com o nosso festival de inverno. Hoje vem a Minestra di piselli di Altamura, ou simplesmente Sopa de ervilhas de Altamura. Uma sopa muito simples de ser feita, mas incrivelmente deliciosa. Segundo o Jamie narra em seu livro essa sopa ele aprendeu em Altamura, na Puglia. A Karina fez aqui em Uberaba-MG e você pode fazer agora na sua casa.   


Ingredientes:

Azeite de oliva de boa qualidade
1cebolas média picadas finamente.
4 punhados grandes de ervilhas frescas (eu usei 1 pacote de 500grs de ervilhas congeladas)  
1,1 litro de caldo de galinha.
250g de espaguete seco, quebrado em pedaços de 2,5 cm aprox.
Sal e pimenta do reino moídos na hora.
 Um ramo de hortelã, manjericão ou alecrim frescos (Bouquet Garni)
1 punhado pequeno de salsa fresca picada

Preparo:

Despeje um fio de azeite em uma panela, adicione as cebolas e doure-as. Acrescente as ervilhas e o caldo de galinha, ponha para ferver e cozinhe em fogo brando por 10 minutos.
Em outra panela ferva uma água salgada e coloque o macarrão para cozinhar a metade do tempo indicado no pacote. Escorra o macarrão e acrescente-o na sopa de ervilhas para terminar o cozimento. Mergulhe o buquet garni na sopa, ele dará uma aroma interessante, remova-o antes de servir. Quando a massa estiver cozida prove a sopa e tempere com sal e pimenta do reino. Nos pratos regue com um pouco de azeite e polvilhe a salsa picada. E como diz o Jaime, é a mais incrivel sopa de ervilhas que você já comeu.



*Receita Original em A Itália de Jamie de Jaime Oliver. Editora Globo, 5a. ed., 2008. 
  Site oficial: http://www.jamieoliver.com/




4 comentários:

Bruna do Gourmandisme disse...

Karina, vim conhecer seu blog e tive uma grata surpresa: é uma delícia! Já estou seguindo e voltarei mais vezes, com certeza! Parabéns!
Beijos

Edinho e Karina disse...

Obrigada Bruna, fico muito feliz com sua visita. E mais feliz ainda por ter gostado do blog.
Sou fã do seu blog, espero que volte sempre!!!
Bjos

Leo Beraldo disse...

Ae pessoal vai nevar em Uberaba. Cada vez mais legal o blog de vocês. E cada produção de cair o queixo.

Edinho e Karina disse...

Faltou pouco p Nevar viu Leo, o duro é que durou pouco, já esquentou por aqui.
Que bom que tem nos acompanhado, vc viu que o presente de vcs esta sendo muito útil né?!!