6

Parabéns no dia dos Pais - Parte Final - Coalhada Seca


A festa estava muito boa que rendeu duas semanas de receitas. Mas tudo que é bom infelizmente chega ao fim e esta é a última receita de nossa série especial.
A coalhada seca não é um queijo e nem um iogurte, sua consistência fica entre esses dois derivados lacteos. Sua origem é Árabe, mas sua receita se espalhou por diversos países do mundo, desde o Oriente Médio, Grécia até Noruega e México, em cada lugar é chamada por um nome diferente. As receitas também variam entre pratos doces e salgados.
De todas estas receitas que postamos nesta série, a que eu mais gosto é a coalhada seca, a Karina faz uma coalhada como ninguém.

Ingredientes
2 litros de leite integral (não pode ser leite de caixinha, deve ser de saquinho) 
2 potes de iogurte natural de consistência firme

Preparo
1. Coloque o leite na panela e aqueça até atingir a temperatura de 85ºC ou levantar fervura.
2. Deixe o leite amornar até 42ºC, outra maneira de certificar-se da temperatura correta, é colocar o dedo mindinho no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto.
3. Acrescente os dois potes de iogurte e misture lentamente.
4. Cubra a panela com uma tampa, e embrulhe-a com folhas de jornal ou um cobertor, para que não perca a temperatura rapidamente.
5. Deixe a panela coberta por 12 horas em temperatura ambiente. Eu sempre faço a noite e deixo de um dia para o outro.
6. Retire o jornal ou cobertor e a tampa da panela, neste momento a coalhada fresca está pronta, esta pode ser consumida de diversas maneiras, com frutas, batida com hortelã e sal para molhos, etc.
7. Para a coalhada seca, coloque a quantidade desejada em um filtro de papel ou coador de pano de café e deixe escorrer por mais ou menos 8 horas na geladeira. Eu uso um saco de pano. 
8. Depois deste período a coalhada seca está pronta para ser consumida, na hora de servir adicione sal e um bom azeite extravirgem.

Dica: Quanto mais tempo a coalhada ficar secando mais ácida e consistente ela ficará.



6 comentários:

Dedi disse...

Kaká!Mais uma vez parabéns pelas excelentes receitas e tb, parabéns pela ótima forma do Edinho descrever e comentar a estória das receitas.Bjs da Tia Dédi

Edinho e Karina disse...

Obrigada tia Dedi, por estar sempre nos acompanhando e apoiando!! Adoramos vc!! Bjos

Andréa disse...

OLÁ AMIGOS!
O BLOG DE VOCÊ É MARAVILHOSO, RECEITAS DELICIOSAS BEM APRESENTADAS!

TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA!
BEIJOS,
ANDRÉA

Cozinha Perfumada disse...

Karina, sempre tive loucura para fazer coalhada seca mas me falta coragem...hahaha Minha avó era árabe e dai meu gosto por essa comidinha! Ficou com uma cara ótima e já guardei sua receita para fazer em breve !Acho que combina com tudo, até pura...rsrs Obrigada pela visita no blgo! beijos Tereza

Edinho e Karina disse...

Oi Andréa!! Que bom que gostou do blog...obrigada pela visita!!
Bjos

Edinho e Karina disse...

Oi Tereza!! Fazer coalhada é super fácil...tenho certeza que vc vai adorar!! Depois que fizer me conta!!
Bjos