6

Parabéns no dia dos pais - Parte IV - Homus


O dia dos pais e a nossa festa já passaram, mas a série "Parabéns no dia dos pais" continuará por mais algumas receitas de acompanhamentos especiais que foram os personagens principais de nosso evento. A festa estava ótima, muita gente se divertindo e provando as iguarias preparadas pela Karina e pelas outras pessoas que colaboraram na elaboração dos pratos.
A receita que continua em nosso pós festa é o homus, ou homus tahine ou ainda musabbaha, que é uma pasta de grão de bico de origem típica dos países árabes do Oriente Médio. Em árabe "homus" siginifica grão de bico. A pasta pode ser feita em diversas formas pelo mundo árabe. A lenda conta que a receita original é do Sultão Saladin, e que esta continua guardada, a sete chaves, pelos seus descendentes até os dias de hoje. Mas são conhecidas diversas outras receitas deliciosas do prato e aí vai nossa preferida.


Ingredientes
500g de grão-de-bico
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
Suco de um limão tahiti
2 dentes de alho picadinhos
3/4 de xí­cara (180ml) da água do cozimento
Azeite extravirgem e sal  a gosto

Preparo

Ingredientes
500grs de grão de bico
3 colheres de sopa de tahine
Suco de dois limões
2 dentes de alho amassados
¾ xícara água do cozimento
Sal e azeite extra virgem a gosto

Preparo
Cozinhe o grão de bico com água e um tablete de caldo de legumes na panela de pressão por aproximadamente 40 minutos (eu não deixo o grão de bico de molho, por isso cozinho na panela de pressão). Ele deve ficar bem macio e fácil de desmanchar.
Depois de cozido, coloque os grãos com a água no liquidificador. Adicione o suco do limão, o alho, um pouco de sal e um pouco de azeite. Bata. A consistência tem que ser a de um creme, não muito líquida, mas o suficiente para que o liquidificador consiga bater. O tempero pode ser ajustado a gosto, se quiser mais azedinho, ponha mais limão, regule o sal como gosta e se gostar mais picante, ponha mais alho.  
Deixe por algumas horas na geladeira e regue antes de servir com mais azeite. É ótimo para comer com pão sírio, arroz com lentilhas, e também com churrasco.




6 comentários:

Dedi disse...

Karina, estas iguarias que vc preparou serve´para acompanhar qquer comida e ate desacompanhada elas são boas!!Parabéns!!Bjs da Tia Dédi

Edinho e Karina disse...

Obrigada tia Dedi!!! Fiz tudo com muito carinho para vcs!! Bjão

Ana Elisa disse...

Hummm! Amo comer essas gostosuras!!! Uhuuu

Edinho e Karina disse...

Ebaaaa tem gente nova aqui....uhuuu
Bjo

Anônimo disse...

Oi Karina, vim aqui agradecer sua visita. Adorei essa receita, eu não sabia fazer hommus! Eu adoro essas coincidências dos blogs, essa semana postei Mjadra (arroz com lentilha) lá no Temperaria!
Estou seguindo, voltarei mais vezes! Beijos e boa sexta!
www.temperaria.com.br

Edinho e Karina disse...

Oi Vivian, td bem? Eu vi seu Mjadra, vc acredita que fiz no dia dos pais tb, só que não tirei foto, então n vou postar....muita coincidência mesmo viu!!!
Vou adorar se voltar mais vezes....bjos e bom domingo p vc