4

Parabéns no dia dos pais Parte V - Carpaccio de Berinjela


Na minha modesta opinião de contador desse blog acho que a berinjela é um ingrediente tão versátil como a abobrinha. A variedade de pratos que se pode fazer com esse fruto é incrível. Isso mesmo a berinjela é um fruto de uma planta arbustiva de nome cientifico complicado Solanum melongena, originária da Índia e pertencente a mesma família do pimentão.
Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental em seu país de origem, há cerca de quatro mil anos tendo chegado à Europa no século XIII pela Península Ibérica, onde ela era muito apreciada.
A receita que passaremos agora é um dos pratos tradicionais feito pela minha sogra, Dona Angelina que como já falei em outros posts também é craque na cozinha e caprichou nesse prato para a festa.
Agora para esclarecer qualquer dúvida: Berinjela se escreve com "g" ou com "j"? As duas formas estão corretas. O Aurélio tráz com "j" e o Houaiss tráz com "g". Mas o que importa é que com G ou J, o Carpaccio de Berinjela da Dn Angelina é incrível.  

Ingredientes
3 berinjelas
2 cebolas cortadas em rodelas
4 dentes de alho picadinhos
Salsinha picadinha
Sal e Pimenta calabresa desidratada a gosto
Azeite extra virgem quanto baste

Preparo
Corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias de mais ou menos 0,5cm. Despreze o primeiro corte (o que só tem a casca). Coloque as berinjelas já cortadas em uma vasilha com água e sal. Isso impede que elas escureçam e também já salga um pouco.
Retire da água e enxugue em um pano de prato.
Em uma frigideira com azeite, grelhe as fatias de berinjelas uma a uma e reserve.
Refogue a cebola e o alho em azeite até que fiquem dourados, reserve.

Montagem
Em um refratário coloque uma camada de berinjela, seguido de uma camada de cebola e alho. Salpique salsinha, sal e pimenta calabresa e regue com azeite. Repita esta montagem até acabar as berinjelas, terminando com cebola e alho, salsinha e pimenta, ao final regue com bastante azeite. Deixe pelo menos 24 horas na geladeira antes de servir.
 
 

4 comentários:

Nêri disse...

Nossaaaaaa....essa berinjela é maravilhosaaaa! Só perde para a abobrinha...

Rô Santana disse...

Oi querida, vim agradecer sua visitinha em meu blog e já estou te seguindo.
Menina eu amo beringela, adorei a receitinha e vou fazer em casa.
Bjks e ótimo final de semana
Rô Santana

www.rosantanaeamigas.blogspot.com

Edinho e Karina disse...

É gostosa mesmo Neri!! Já estou com vontade.....

Edinho e Karina disse...

Oi Rô, obrigada por visitar!! Faz sim e depois me conta como ficou!!
Bjos e bom domingo p vc!!