3

Fios de pupunha ao perfume de limão siciliano, ervas e tomate seco




  
A Karina vive fazendo pesquisa de ingredientes, temperos, e outras coisas que possam incrementar suas criações. Em um dia ela viu essas apresentações gourmets de palmito pupunha (fios, na casca, talharim, etc), e enlouqueceu. Voltou para a internet, procurando onde tinha para comprar, telefonou, mandou email, checando formas de pagamento, prazo e forma de entrega, mas para sua decepção a logística não permitia que o produto chegasse em Uberaba com qualidade. Ela ficou muito aborrecida, mas tinha tudo anotado, nome da loja, endereço, ponto de referência, etc. e me disse que na primeira vez que fossemos a São Paulo ela compraria o dito cujo. Não deu outra, e algumas semanas depois do ocorrido fomos convidados para um casamento de uma amiga na terra da garoa. E assim que decidimos ir, ”Vamos comprar a pupunha”, disse ela. Pegou suas anotações e colocou no carro antes mesmo das malas. No dia seguinte após a festa, nossa amiga Ana Maria nos levou a uma das lojas e encontramos nas versões fios e picados. Voltamos no mesmo dia para casa, a ansiedade era tanta que antes de desfazer as malas a pupunha já estava no balcão da cozinha para ser processada. E no final, valeu a pena cada minuto de ansiedade. Confiram agora como ela fez e corram atrás dessas pupunhas.

Ingredientes:
1 pct. de fios de pupunha congelado São Cassiano
1 limão siciliano (suco e raspas da casca)
Ervas (usei o que tinha), manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim
4 unidades de tomate seco
Lascas de queijo Pecorino
Azeite extra virgem de boa qualidade
Sal quanto baste

Preparo: 
Aqueça o azeite em uma panela e adicione o pupunha já descongelado, o suco e as raspas do limão siciliano, as ervas todas picadas, o tomate seco e um pouco da água que descongelou o palmito. Salteie tudo em fogo alto por alguns minutos. Arrume em pratos individuais e coloque duas raspas de pecorino por cima.


3 comentários:

Dani Oliveira disse...

Tá chique heim... oh o nome da receita =)
Sucesso pra você Karina!
Beijos!

Edinho e Karina disse...

Voltou o comentário!!Obrigada Dani!!!
beijos

PALMITO PUPUNHA SÃO CASSIANO disse...

Parabens Edinho e Karina!
Nós, do Pupunha São Cassiano, ficamos muito felizes e honrados com a sua receita e com o post de vcs no blog! É muito bom ver nosso trabalho ser reconhecido, fazemos esses palmitos há onze anos com o maior carinho do mundo e é por isso que ele é utlizado pelos grandes chefs do Brasil e agora pelas grandes cozinheiras do Brasil também, assim como você!
muito sucesso nas suas receitas!
um abraço de toda a equipe São Cassiano