5

Filé de Pangassus ao molho de limão siciliano


Essa receita começou de maneira inusitada. Este final de semana fomos ao casamento do Leo Beraldo e da Graziela, em São João da Boa Vista. Uma festa maravilhosa, fomos surpreendidos logo na entrada com uma bandinha da década de 1930/40, impagável. Quando entramos no salão a decoração estava muito bonita em tons de amarelo, compondo um ambiente sensacional como foi a festa. Ao aproximarmos da mesa de comida a decoração amarela era com limões sicilianos. Eis que a Karina vira e me diz: “No final da festa vou levar uns limões para casa,” e “Eu também” disse o Danilo irmão dela, que também cozinha muito bem. Quando fomos cumprimentar os noivos a Karina lhe disse que a festa estava linda principalmente os limões, e que levaria uns tantos para casa.   “Com certeza” disse o noivo. Os noivos também são apaixonados pela boa cozinha, além de o Leo ser um belo cozinheiro, nas horas vagas. Na hora de ir embora, o noivo nos ajudou a pegar uma dúzia dos limões para levar. E claro ingredientes frescos, prato urgente. Chegamos de volta a Uberaba, a Karina sacou um filé de Pangassus, uma peixe com formato de tubarão originário do Vietnã, que ganhamos dos queridos amigos Fernandão e Angela, em Piracicaba quando fomos trabalhar na fazenda deles. O peixe com o molho de limão siciliano, foi uma combinação excelente, o azedo adocicado do limão da um tempero todo especial ao peixe que tem um sabor muito agradável. Um prato de ocasião que ficou muito especial. Em tempo, nós já conhecíamos essa variedade de limão e somos fãs dele, mas em Uberaba é muito difícil de encontrá-lo.  O prato foi servido com uma salada bifum que prometemos postar em breve. Veja agora como foi feito o prato.

Ingredientes:
1  Filé de Pangassus 350g
2  Limões Sicilianos (suco + raspas)
1  colher de café de sementes de coentro
2  dentes de alho amassado
½  cálice de vinho branco seco
½  xícara de farinha de trigo
Sal q.b.

Preparo:

Peixe: O filé de Pangassus é bem grande, então corte em quatro filés menores. Em um pilão amasse o alho e a sementes de coentro, adicione ao peixe com o suco e ½ das raspas dos limões. Deixe marinando por 45 minutos.
Retire o peixe da marinada e reserve-a. Escorra bem os filés e passe na farinha de trigo para que na hora de grelhar forme uma casquinha fina e crocante (dica importante da minha mãe D. Angelina)
Aqueça uma frigideira com Teflon, com pouco azeite e grelhe dos dois lados.

Molho: Na mesma frigideira que o peixe foi grelhado adicione o vinho e a marinada. Deixe reduzir a um terço.

Montagem: Coloque os molhos sobre os filés e decore com raspas dos limões.

Agora é só servir e degustar receita.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
giselaaps.v disse...

MMMEEEEUUUUU DDDEEEEUUUUUSSSS!!!!!!!!

Edinho e Karina disse...

Oi Gisa!!!Agora eu quero ver, vc vai ter que fazer uma das minhas receitas!!!bjos

Unknown disse...

Casal, que delícia!!! Estou adorando tudo! Bjos

Edinho e Karina disse...

Oi Rose!! Que bom que vc está gostando...essa semana vou postar mais algumas receitas.
Bjos