3

Salada de trigo em grãos e cordeiro ao molho de iogurte e hortelã


Uma das carnes de nossa preferência é a de cordeiro. E não é por conta da moda dessa carne no mercado. Trabalhamos com ovinocultura, especificamente com inseminação artificial e melhoramento genético. Eu vivo nesse meio desde que nasci. O meu pai trabalha com ovinos e milita pelo desenvolvimento da cadeia produtiva há décadas. A Karina já trabalhava com ovinos antes mesmo de nos conhecermos.
Hoje o cordeiro atingiu um status de carne para a alta gastronomia, com pratos requintados que são destaques nos restaurantes de grandes chefes do Brasil e do mundo. Mas é também uma carne muito versátil que pode ser apreciada em nosso bom e conhecido churrasco e em outras variações surpreendentes. Atualmente encontramos carne de cordeiro de excelente qualidade no mercado, o que desmistifica as crenças que gira em torno dela. O preconceito ainda existe e é fruto de produtos de animais velhos que usualmente eram comercializados. O cenário da carne ovina hoje no Brasil é de grande aumento de consumo, e de cada vez mais fácil acesso do consumidor ao produto com qualidade. Graças a isso cada dia mais pessoas podem se deliciar com o sabor inigualável dessa nobre carne.
Para nós o cordeiro é um prato usual, que consumimos em ocasiões especiais e também no dia a dia de diversas maneiras diferentes. A primeira receita que postaremos é de uma salada cujo cordeiro passa de coadjuvante a estrela, e a parceria com o trigo faz uma harmonia incrível dos aromas e sabores.

Ingredientes:
300grs de trigo em grão
300grs de cordeiro desfiado
1 cebola picadinha
½ cebola cortada em quatro partes
2 dentes de alho picadinhos
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho inteiro
2 tomates sem casca e sementes, picadinhos
bouquet garni
Molho: 1 pote de iogurte natural
½ maço de hortelã
Sal a gosto

Preparo:
Cozinhe o trigo na panela de pressão por 30 minutos. Misture o trigo já cozido com a cebola picada, o tomate e reserve.
Em outra panela de pressão cozinhe o pernil de cordeiro com os temperos: ½ cebola cortada em quatro partes, 2 dentes de alho inteiro, sal e um bouquet garni. Depois de 30 minutos de pressão retire a carne e desfie.
Em uma panela aqueça um pouco de azeite e frite os dois dentes de alho picados, assim que o alho estiver dourado adicione o cordeiro desfiado e refogue por alguns minutos.
Misture o cordeiro com os outros ingredientes da salada reservados.

Molho: Bata em um mini processador o hortelã e o iogurte natural com um pouco de sal.
Montagem: Disponha a salada em taças individuais e sirva o molho separado em copinhos pequenos.

Dica: Não jogue fora o caldo do cozimento do cordeiro, passe-o em uma peneira e congele, será um excelente caldo de carne para outros pratos.

3 comentários:

Dedi disse...

Karina, adorei a salada, mas, na falta do cordeiro por qual carne posso substitui-lo

Dedi disse...

karina,vcs estão arrasando com este blog. Parabens!!!

Edinho e Karina disse...

Oi Tia Dedi....Obrigada!!!
Eu já fiz essa salada com frango desfiado, e também com músculo desfiado e fica muito bom.
Foi a primeira vez que fiz com o cordeiro, e com certeza foi a melhor combinação, mas as outras tb ficam ótimas.
Testa a receita e me conta depois...bjos